terça-feira, 15 de maio de 2007

Estereótipo nerd: mito detonado

É notável que a palavra nerd vem sendo usada equivocadamente pela sociedade e mídia em geral, por exemplo pelos filmes hollywoodianos dublados toscamente* pela Herbert Richers ou Marshmallow e transmitidos na Sessão da Tarde, onde foi criado um mito e o termo é utilizado como adjetivo ou é considerado como uma designação de grupo social (tribo) com estereótipo bem definido.

O grande problema está na parte do 'estereótipo bem definido', já que esse tipo de generalização é sempre preconceituosa. Fiz algumas pesquisas procurando a origem e significados de nerd e achei alguns exemplos de como é o estereótipo transmitido pelos filmes/mídia e que a sociedade, sempre influenciada, acaba identificando e usando na maior parte das vezes.

O estereótipo de Nerd é bastante divulgado em filmes ou desenhos animados. São caracterizados como garotos excessivamente magros ou gordos, com roupas fora de moda, camisas muito fechadas e calças mais curtas do que deveriam. As garotas geralmente usam uma saia comportada, meias à mostra e sapatos bem tradicionais. É bem típico ver essas figuras usando óculos, levando calculadoras ou laptops. Às vezes aparecem usando acessórios que não combinam em nada com o resto da roupa, como um relógio estranho ou um suspensório.


Fica claro a generalização tão pejorativa desta descrição, esse é o típico 'nerd hollywoodiano', e se existe alguém que se sinta ofendido ao ser chamado de nerd hoje em dia, é por causa dessa definição e do uso dessa palavra como adjetivo. O que quero deixar claro é que, apesar de existirem nerds assim (qual o problema?), não são todos.

Mas então, qual a definição correta (se é que existe) para a palavra nerd? O que é 'ser nerd', afinal? Um ótimo texto que explica clara e fielmente o pensamento de todos nós do Nerds from the Sausage Land sobre esse assunto pode podia ser encontrado no site da campanha 'SOU NERD. E DAÍ?', mas está fora do ar no momento, então transcreverei aqui um trecho do mesmo.

[...] A primeira utilização documentada da palavra 'nerd' aconteceu, segundo o dicionário Merriam-Webster, para designar uma criatura no livro 'If I Ran the Zoo' (1950), do psicólogo Dr. Seuss (Theodor Geisel). Teoricamente, definiria uma pessoa socialmente inepta ou então alguém dedicado de maneira quase escrava às atividade intelectuais ou acadêmicas.

No entanto, nós preferimos a definição do mestre Lewis Skolnick (Robert Carradine), o personagem principal do filme 'A Vingança dos Nerds' (1984), que define os nerds como 'pessoas que não têm vergonha de se assumir como são'. E completamos a definição dizendo ainda que um nerd 'não tem vergonha de se assumir como é, não interessando do que ele gosta ou o que diabos as outras pessoas vão pensar dele'.

[...]

Um nerd não é necessariamente um fanático sem vida sexual ou social - embora existam nerds assim. Mas e daí? Quem disse que ele não é um cara legal?

Um nerd pode muito bem gostar de futebol e ir a uma discoteca com os camaradas que ainda não são nerds. Uma coisa não invalida a outra... embora acreditemos que um nerd genuíno não é o melhor dançarino da face da Terra e nem seja um graaaaaaaaande fã de esportes... :-) [...]

Eu recomendo muito a leitura do texto completo e, apesar da página ainda estar fora do ar, graças aos feitos de nosso Deus, é possível que você veja o texto na íntegra. Acesse a página de cachê gerada pelo Google.


* - para ser sincero eu sou totalmente a favor das dublagens (por essas empresas e todas as vozes que nossos ouvidos já estão acostumados) de filmes antigos e que nos dão a sensação de nostalgia quando assistidos. Um bom exemplo é que eu baixei a trilogia De Volta para o Futuro com o áudio da dublagem original (ouvir o McFly chamando 'Doutor, doutor' em inglês num tem graça nenhuma!). ;D

  • cenas do próximo capítulo

Você aprenderá quais são os vários tipos de nerds. Qual a diferença entre geeks, otakus, dorks, boffins, etc...

  • come on, babies!

Convoco agora o restante dos membros do Nerds from the Sausage Land para cada um postar uma auto-apresentação, falar o porquê acham que são nerds e por que merecem esse título tão cobiçado (lol) e alcançado apenas por poucos, assim como o que fazem no dia-a-dia e qual a comida predileta ou lugar perfeito para fazer uma viagem a dois ou até mesmo quais são seus métodos preferidos para serem usados numa possível dominação mundial.

Marcadores:

postado por Zeca Daidone - 22:42 -


6 Comentários:

Anonymous Anônimo:

1. eu nao acho q a "estereotipação" dos emos seja pejorativa... axo q eh realista.

2. axo o conceito do Lewis um pouco vago e esse conceito tbm alimenta a possibilidade do "nerd róliudiano" aparecer...

3. eu sou lews, e nao lewis.

4. eu sou membro do blog?

5. tinha + alguma coisa soh q eskeci...

15 de maio de 2007 às 23:27

 
Blogger Zeca Daidone:

emos emos
nerds nerds
e não é uma regra de 3. ;)

também acho o conceito um pouco vago, porém é um bom começo... =)

oi lews.

sim, só passar o email pra eu enviar o convite e vc aceitar e PUFF, tudo ocorrer como se fosse mágica

oi?

16 de maio de 2007 às 19:14

 
Blogger Thunder Bolt:

mito detonado

seria uma alusão ao fenomeno da discovery channel Mithbusters?

faltou uma coisa na descrição nerd

[...] camisa fexada com protetor de bolso e uma variedade de canetas e uma calculadora [...]

16 de maio de 2007 às 21:47

 
Blogger Zeca Daidone:

iejaSHAIhea
acho q foi, meio q sem querer, mas foi..

16 de maio de 2007 às 21:51

 
Anonymous Anônimo:

belo texto, me fez me sentir melhor...
(ok, nem tanto, mas to tentando agradar pra virar membro do blog entao...)

Tenho muitas historias nerd pra contar, mas acho que estudar HTML no iPED durante a tarde na escola de ingles,e fazer um site pelo hpg, usando o HTML aprendido, e ainda fazer prograganda daquela 'shit' na escola inteira.. com 11 anos... e um bom comeco.. O bom e que eu nao tava sozinho, ne Thunder?

19 de maio de 2007 às 00:41

 
Anonymous pesquisa:

oi ! eu faço o curso de produção de moda no IF-SC, e nós vamos apresentar um trabalho á disciplina de pesquisa de moda sobre tribos urbanas, a minha tribo foi 'NERD', estava eu aqui fazendo algumas pesquisas, e encontrei o blog, que por sinal gostei muito.Quero saber se vocês podem me dar mais algumas dicas, como tipo de músicas quem vocês curtem e essas coisas.

desde já obrigada.

7 de dezembro de 2009 às 19:32

 

Postar um comentário

<< Home

O que?

Espaço vindo diretamente de Bragança Paulista, a.k.a. terra-da-linguiça, para o mundo! o/

Blog criado durante uma conversa em uma mesa de bar conferência via MSN, na qual 84% dos debates eram sobre a cultura nerd em geral, e os outros 16% foram estatisticamente impossível de serem analisados. O objetivo do blog é passar esses debates para o blog, com um humor ácido + base = sal + água e non-sense escrachado, a fim de expandir e desmistificar não só o termo nerd, mas também tudo o que ele carrega.

Quem?

Amigos, inimigos, conhecidos, desconhecidos, parentes, estudantes, trabalhadores, vagabundos, prostitutos, e demais interessados em propagar a cultura nerd. The Nerds from the Sausage Land é quase uma Sociedade Anônima do mundo bloguistico de Bragança Paulista, ficando, por hora, impossível determinar a totalidade de seus membros.

Mas como todo mundo usa Adidas, impossible is nothing:

Powered by Blogger